Passo a passo de como tirar o passaporte

Passaporte é o documento imprescindível para todos que desejam ir para o exterior. Claro que para alguns países, como os países membros do Mercosul por exemplo, basta apresentar o RG na imigração que está tudo certo. Mas, nada como ganhar um carimbo não é mesmo?  Se você quiser tirar o passaporte basta seguir o passo a passo abaixo.

Me lembro da primeira vez que fui até a Polícia Federal para fazer o primeiro passaporte da minha vida, foi em 2006, e ainda era o modelo de capa verde. Este ano, 2017, já renovei pela segunda vez. É sempre uma sensação boa, os planos das viagens dos seus sonhos já começa neste momento.

passaportes.jpg

Meus Passaportes

Lembrando que se você já tiver um passaporte e ele estiver vencido ou próximo do vencimento ele não é renovado. Você deverá fazer um novo, seguindo o mesmo passo a passo de quem está fazendo-o pela primeira vez, é, bem simples e fácil.

Passo 01 – Separar todos os documentos necessários, são eles:

  •  Documento de Identidade – RG (carteira de identidade), CNH (carteira de motorista), Carteira de Trabalho, ou Passaporte Anterior. Se você casou ou mudou de nome, deve separar a Certidão de Casamento.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição ( se teve dois turnos na deve separar os dois). Mas, se você perdeu esses comprovantes deve retirar uma declaração de quitação das obrigações eleitorais.
  • CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens)
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
  • Passaporte Anterior, se tiver. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro. Ninguém quer isso né?

Passo 02 – Entrar no site da Policia Federal e preencher a solicitação de Emissão de Passaporte. Serão 4 partes, com: dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento, onde você poderá escolher o local mais fácil e perto para fazer a parte presencial do processo. Não esqueça de gerar a Guia de Recolhimento da União, conhecida como: GRU, ao final da inclusão de seus dados.                       como tirar passaporte

Passo 03 – O 3º passo é pagar a GRU, que hoje custa R$257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos). O comprovante de pagamento desta taxa deverá ser guardado e levado junto com seus documentos no atendimento presencial.

Passo 04 – Após a compensação do pagamento você poderá agendar seu atendimento presencial na unidade emissora de passaporte mais próxima da sua casa.

Passo 05 – Na data e horário escolhidos, compareça ao posto com toda a documentação, a guia GRU com o comprovante de pagamento e o comprovante de agendamento. Não é necessário levar foto, a mesma será tirada pela  própria Policia Federal durante o atendimento. Eles conferem todas as documentações, tiram sua fotografia, digitais e pegam sua assinatura.

Capriche no visual, você verá essa foto pelos próximos 10 anos, haha.

Passo 06 – Conferir o andamento do seu pedido de passaporte pelo site, ou aguardar um e -mail do DPA falando que seu passaporte está pronto para retirar. Após verificar que o seu está pronto basta comparecer ao DPF com um documento de identidade e … Marcar sua viagem e ganhar muitos carimbos. =)

Se tiver mais alguma dúvida, há uma página, no próprio site da Policia Federal que tem diversas dúvidas frequentes, ou entrar em contato pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194.

Não esqueça, alguns países, além do passaporte pedem o Certificado Internacional de Vacinação.

Uma Boa viagem e até o próximo post,

Diego Arena

Vai viajar e não sabe onde se hospedar? Dê uma olhada e faça sua reserva pelo Booking! O maior site de reservas de hotéis do mundo, com os melhores preços. Parceiro do blog!

Segue a gente no Facebook? Ainda não? Não fique de fora das próximas postagens. Segue lá:Uma Viagem Diferente

 

Anúncios

17 comentários sobre “Passo a passo de como tirar o passaporte

  1. Ana Coutinho disse:

    O post está ótimo! Super detalhado. Quem dera eu o tivesse quando tirei o meu hehe, na época eu me enrolei todinha 😋😋 abraços

    Curtir

  2. Analuiza (Espiando Pelo Mundo) disse:

    oi… textos assim detalhados ajudam muita gente. Posso acrescentar duas informações?!
    1 – o RG tem que ser recente, se não estou enganada, com menos de 10 anos, para entrar no Mercosul. No início deste ano um amigo não pode embarcar e teve que adiar a viagem até tirar novo RG;
    2 – Passaporte furtado custa o dobro do valor normal. Bom pelo menos era assim quando fui furtada em 2013. 🙂 bj

    Curtir

  3. Fernanda disse:

    ótimo post! Me tirou várias dúvidas. Tirei meus últimos dois passaportes em Londres e me surpreendi, porque lá sai no mesmo dia. Achei as coisas menos burocraticas. Como pode né? Em casa deveria ser mais fácil 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s