Exposição “BAMBU, Histórias de um Japão”, na Japan House de São Paulo

Ontem foi aberto ao público o mais novo Centro Cultural da cidade de São Paulo: a Japan House. Para a inauguração foi montada uma exposição intitulada: “BAMBU, Histórias de um Japão“. E mais uma vez contaremos como foi nossa experiência por lá. 

Localizado na Avenida Paulista, bem próximo à estação Brigadeiro da linha 2 do metro, a Japan House é o primeiro projeto do arquiteto Kengo Kuma no Brasil. O edifício funcionará como um centro cultural, artístico, de educação e negócios, trazendo o lado contemporâneo do Japão para a cidade de São Paulo.

Mas além de conhecer o novo centro cultural você pode conferir a exposição: “BAMBU, Histórias de um Japão“, que ficará em cartaz até o dia 09 de julho, com entrada gratuita.

japan house (4).jpg

O bambu foi escolhido por representar a cultura japonesa de uma maneira indireta, já que não é o símbolo oficial do país, como a Austrália, por exemplo, que tem o Canguru como símbolo, ou o Canadá com a árvore Maple, ou a Rússia com o urso. O bambu está presente na vida dos japoneses, na arquitetura, nas artes, nas cerimônias do chá, nos utilitários domésticos como o hashi, nas artes marciais etc.

A exposição ocupa os três andares do edifício, se integrando com as locais fixos do prédio, como a biblioteca. No pátio externo, vemos a obra Sotodoma, do artista Akio Hizume. E entrando, no térreo, podemos ver uma edição do filme O Conto da Princesa Kaguya (2013), apresentada no interior de uma “floresta de bambu”. Também no térreo podemos ver uma das esculturas que achei mais interessante, em formato de estrela, além de utensílios utilizados nas artes marciais, na famosa cerimonia do chá, na culinária, tudo em bambu.

japan house (3)

Escultura Japan House

O segundo andar nos mostra quando o bambu começou a ser utilizado como prática artística e os artesãos começaram a pensar no design das peças.

Também no segundo andar do Japan House, a minha escultura preferida da exposição, com o nome de Connection (Conexão) do artista Chikuunsai IV Tanabe. A escultura liga o piso ao teto da sala, com 5 mil tiras de bambu e segundo a explicação do artista : “cada tira remete a uma vida que, ao cruzar-se com outras, cria formas surpreendentes. Por mais diversas que sejam as pessoas – como nos contrastes entre a cultura brasileira e japonesa -, os encontros são capazes de gerar e circular energia” *.

japan house

Connection (Coneção) de Chikuunsai IV Tanabe

E na saída da exposição havia várias pessoas em bicicletas com muitas flores, andando e distribuindo as flores para quem passava por ali. Estava lindo.

avenida paulista.jpg

Flores em frente à Japan House

Bom, essa é mais uma dica de uma exposição imperdível em São Paulo. E aí, vamos pra exposição ? Já foi e curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco.

Período da exposição: 06 de Maio à 09 de Julho
Horário: Terça à sexta-feira, das 9h às 20h | Sábados, Domingos e feriados, das 9h às 22h.
Entrada gratuita.
Endereço: Avenida Paulista 53, próximo ao metro Brigadeiro.

Até mais,

Diego Arena.

Vai viajar e não sabe onde se hospedar? Dê uma olhada e faça sua reserva pelo Booking! O maior site de reservas de hotéis do mundo, com os melhores preços. Parceiro do blog!

Segue a gente no Facebook? Ainda não? Não fique de fora das próximas postagens. Segue lá:Uma Viagem Diferente

*retirado do folder distribuido na entrada da mostra.

Anúncios

35 comentários sobre “Exposição “BAMBU, Histórias de um Japão”, na Japan House de São Paulo

  1. FabioJr.Alves disse:

    São paulo precisava de um lugar como Japan House, ótima novidade, vai enriquecer demais culturalmente a população e valorizar esta etnia que está tão presente no dia a dia desta cidade! Parabéns pela linda matéria!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Alessandra Fratus disse:

    Estou louca pra ir!!! Suas fotos me deram ainda mais vontade. Estou viajando, já morrendo de saudades de SP, louca pra voltar pra casa. Minha visita não passa da próxima semana!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s