O que fazer em Santo André, São Paulo

8 de Abril, aniversário de Santo André, a cidade onde nasci e vivo até hoje. Hoje acordei pensando: “Como nunca escrevi nada sobre ela?“. Então, para comemorar os seus 463 anos, lá vai um post de aniversário!

Santo André, município da Grande São Paulo e Região do Grande ABC, e por muitos é considerada uma cidade do interior (só porque puxamos um pouco a letra R? porrrta haha). Se você vier para Santo André de trem, pode descer em uma das estações: Utinga, Prefeito Saladino, ou Prefeito Celso Daniel- Santo André, a mais próxima do centro da cidade. Mas o que tem para fazer por aqui?

Colorindo o Cinza por Eduardo da Costa - Perimetral em Santo André
Colorindo o Cinza  (Perimetral) – foto por @_duffe

O que fazer em Santo André

Bem no centro está o Centro Cívico da cidade, que compreende a Prefeitura, o Fórum, a Câmara Municipal, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Nair Lacerda, e o Parque IV Centenário, ambos os edifícios projetados por Rino Levi e paisagismo de Burle Marx.

Recentemente o Paço Municipal ganhou uma escultura chamada de Monumento ao Trabalhador feita pela Tomie Ohtake, que fica praticamente em frente ao Correio Central.

Compras em Santo André

Ali perto da Prefeitura está a Rua Oliveira Lima, um shopping a céu aberto. A Oliveira Lima ficou famosa por sua cobertura, projetada por Decio Tozzi.

Além do Calçadão, há na cidade 3 shoppings centers, o Shopping ABC, o Grand Plaza, o shopping de mais fácil acesso, localizado bem próximo à estação de trem e do terminal de ônibus e trólebus da cidade, e o Atrium Shopping.

Parques de Santo André

Para quem gosta de área verde, os principais locais da cidade são: o Parque Prefeito Celso Daniel (antigo Duque de Caxias), o Parque Antônio Fláquer, conhecido como Ipiranguinha, onde acontece uma feira de artesanato aos domingos, o Parque Central de Santo André onde ocorrem alguns shows e festivais e, um pouco mais afastado do centro, o Parque do Pedroso.

parque prefeito celso daniel santo andré - foto douglas_martins
Parque Prefeito Celso Daniel

Não podemos deixar de lado, tratando-se de parques e áreas verdes, a Vila de Paranapiacaba. Por lá é possível fazer diversas trilhas, como a Trilha da Ferradura, além de participar de eventos como: Festival de Inverno e Dia das Bruxas e conhecer o Parque das Nascentes do Paranapiacaba e a antiga Estação Ferroviária.

Áreas Culturais em Santo André

Algumas áreas culturais para conhecer na cidade: o Parque Sabina e seu pinguinário e Planetário, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (só entrei nele uma vez para ver uma Exposição do Giovani Caramello), a Casa do Olhar Luiz Sacilotto e o SESC Santo André, projeto de Vasco de Mello (meu antigo professor da faculdade), onde acontece diversos Shows, exposições e cursos.

Geralmente

Esportes 

O setor de esportes de Santo André está concentrado no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antônia, que foi utilizado como local de treinamento pré jogo de Basquetebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Natação e Polo Aquático para atletas das Olimpíadas do Rio 2016. 

Do outro lado do Complexo está o Estádio Municipal Bruno José Daniel, que recebe diversos jogos.

UFABC

Em Santo André também está uma das principais faculdades do Brasil, a UFABC (Universidade Federal do ABC), com diversos cursos na área de exatas e engenharias. A faculdade está localizada na Avenida dos Estados, uma importante via que liga o ABC à cidade de São Paulo. 

ufabc - foto flpe.gomes
UFABC- foto por @flpe.gomes

Onde comer em Santo André

E quem disse que em Santo André não há agitação está enganado. Uma das principais ruas da cidade, a Rua das Figueiras, é point da noite andreense com seus diversos barzinhos e restaurantes para todos os tipos de bolsos e públicos. Ah…tem até baladinha (mas nunca fui haha). Além da Figueiras, outro ponto com vários barzinhos fica na Av. Lino Jardim / Praça Presidente Kennedy e a região da Rua Santo André.

Mas, duas dicas imperdíveis, que até fiz duas listas são: Hamburguerias em Santo André e Cafeterias em Santo André.

Onde se hospedar em Santo André

Algumas opções de hospedagem: Mercure e Ibis (ambos localizados em frente ao Parque Prefeito Celso Daniel e do Shopping ABC Plaza), Blue Tree Towers All Suits (localizado em uma das principais avenidas da cidade, a Av. Portugal), Go Inn (um dos hotéis mais novos na cidade, localizado ao lado do Shopping Atrium), Hilton Garden Inn (também localizado ao lado do Shopping Atrium) e o Hotel Plaza Mayor

Planejando sua Viagem à Santo André

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Bom essas são algumas coisas para se fazer em Santo André. O que mais gosta de fazer por aqui e acha imperdível? Compartilhe suas histórias conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena

7 comentários em “O que fazer em Santo André, São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.