Visitando o Meridiano de Greenwich em Londres

Já se imaginou com um pé de cada lado do mundo? Leste e Oeste, Oriente e Ocidente. Isto é possível fazendo um passeio bem interessante e fora do convencional visitando o bairro de Greenwich, nas proximidades de Londres. Onde você encontra a linha de longitude que corta o planeta a Zero graus, o “Prime Meridian”, mais conhecida como O Meridiano de Greenwich. Claro que não dá para perder este passeio né? Então vamos nessa!

Sem dúvidas, o que faz os turistas irem até Greenwich é passar pela linha de referência de fuso horário mundial. Confesso que fui somente para isso, mas, ao chegar lá pude conhecer diversos outros pontos importantes, a maioria ligada à história da Marinha Britânica.

O Meridiano de Greenwich

Também chamado de Prime Meridian, o Meridiano de Greenwich, é uma linha imaginária que desde 1884 é considerado referência na medição de longitude e fuso horário. O Meridiano corta a Terra de norte a sul, dividindo o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.

O Meridiano cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes.

Meridiano de Greenwich Mapa
Mapa Meridiano de Greenwich

O nome do Meridiano acontece por conta do Observatório Real de Greenwich, em Londres, que foi fundado em 1675 e desde a sua concepção foi considerado referência internacional para observações astronômicas.

O Observatório de Greenwich

Lá no topo da colina, no Greenwich Park, está o Observatório Real de Greenwich. Há uma rampa bem ingrime, mas curta, que te leva do parque ao Observatório.

Logo que termina a rampa já nos deparamos com os muros do Observatório Real e o famoso Shepherd Gate Clock, o relógio de 24 horas criado por Charles Shepherd em 1852. Este relógio também é conhecido por fornecer a hora oficial do Greenwich Mean Time (GMT).

Que horas são? Confesso que achei bem confuso ver um relógio assim. 

Relógio de 24 horas
Shepherd Gate Clock

A entrada ao Observatório é paga e o bilhete te dá o direito a visitar o pátio, por onde passa o meridiano, e também o museu astronômico que fica no prédio conhecido como Flamsteed House, homenageando o primeiro astrônomo que ali trabalhou.

Flamsteed House.JPG
Flamsteed House

No museu há uma exposição de instrumentos astronômicos antigos, relógios, bússolas, roupas inspiradas em planetas, telescópios etc. Bem interessante.

O Meridiano de Greenwich Londres

Depois de visitar todo o museu segui para onde está localizado o Prime Meridian, ou o Primeiro Meridiano. Ao longo da linha há diversas marcações mostrando as longitudes de algumas cidades do mundo. Claro que a minha foto seria perto de alguma cidade do Brasil e do Paraguay né?.

Há uma pequena fila para tirar a famosa foto com um pé de cada lado do mundo, mas nada muito demorado.

Greenwich
Um pé de cada lado do Mundo – Meridiano de Greenwich.

Mais uma foto do Meridiano:

Meridiano de Greenwich.JPG
Meridiano de Greenwich

O que fazer em Greenwich além de visitar o Meridiano

Ir para Greenwich e visitar apenas o meridiano não tem graça. Há várias outras coisas bem legais para conferir por perto. 

Assim que sai da estação Cutty Sark do DLR, andei um pouco me deparei com o famoso Cutty Sark, um veleiro que fazia a rota do chá entre a China e o Reino Unido e hoje é um museu.

Ao lado do veleiro há um Centro de Informações Turísticas, o Visitor Center, onde peguei um mapa da região e conferi uma exposição sobre a história local.

O Visitor Center faz parte do complexo do Old Royal Naval College, que compreende também o National Maritime Museum (Museu Marítmo Nacional), o maior museu marítimo do mundo, a Universidade de Greenwitch, além da King William Court (Tribunal Rei William) com a Painted Hall e a Chapel (Capela) no edifício Queen Mary Court.

National Maritme Museum.JPG
National Maritme Museum

A Painted Hall fica no edifício King William Court e funcionava como sala de jantar dos veteranos de Guerra que moravam no local, quando ali funcionava um hospital. E a Chapel, no edifício Queen Mary Court.

Saindo da Universidade de Greenwich passei pelo Greenwich Park, considerado o parque cercado mais antigo de Londres e caminho obrigatório para todos que desejam conhecer o Observatório Real de Greenwich, que fica no topo da colina. 

Vista Greenwitch.JPG
Vista Greenwich

Por último, visitei o Greenwich Market que funciona desde 1737, com diversas lojinhas e restaurantes bem interessantes. Um bom local para almoçar ou tomar um lanche à tarde.

Como chegar em Greenwich

É possível ir de barco com o Thames Clippers ou de DLR (Docklands Light Railway), um sistema de metrô que atende a região leste de Londres. Foi com ele que cheguei em Greenwich, saindo do centro da cidade de metrô (Jubille Line), desci em Canary Wharf onde peguei o DLR até a estação Cutty Sark.

dlr.JPG
DLR em Canary Wharf

Mapa de Greenwich:

Onde se hospedar em Londres

Achar um hotel em Londres não é uma tarefa nada simples. A cidade possui centenas de opções de hotéis, cada uma com sua peculiaridade e atrativo. Minha dica é escolher algum hotel que fique perto de alguma estação de metro, ou da maioria dos pontos turísticos que você deseja conhecer.

Separei neste post algumas opções de hospedagem, todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações sobre os hotéis e preços.

Geralmente

Hotéis 5 estrelas: Courthouse Hotel Londres, Leonardo Royal London St Paul’s, The Standard London, The Marble Arch London, e o Tower Suits by Blue Orchid.

Opções de hotéis 4 estrelas: Hard Rock Hotel London, Park Plaza Hotel Waterloo, citizenM London BankSide, Crowne Plaza London Kings Cross e o Radisson Blu Edwardian

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: St Giles London, Waterloo Hub Hotel & Suits, Ibis London Blackfriars, The Wellington Hotel e o Ibis Styles Southwark.

Hostels: Generator London (Me hospedei neste hostel, que ficava a poucos quarteirões da estação Kings Cross do Metro. O Hostel era bem confortável, e os quartos estavam quente no inverno. Além disso havia uma área bem grande de convivência entre os hospedes, e um bar/ restaurante no interior do hostel. Gostei bastante.), YHA London Earls’s Court, Clink78 Hostel e o Clink261 Hostel.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas dessa grande área que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E você já esteve em Greenwitch? Curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco!

Vai para Londres e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Até o próximo post,

Diego Arena

23 comentários em “Visitando o Meridiano de Greenwich em Londres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.