Palácio do Planalto, Brasília – Visita ao Gabinete Presidencial

Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal e do Gabinete da Presidente da República, está situado na Praça dos Três Poderes. Para quem está ou vai para Brasília e gosta de arquitetura e/ou política a visita torna-se praticamente obrigatória.  

Palácio do Planalto

O Palácio, projetado por Oscar Niemeyer, é aberto à visitação aos domingos. As visitas são sempre guiadas e duram aproximadamente 30 min. Para conhecer seu interior, basta chegar e esperar a saída do próximo grupo.

Sketch Palácio do Planalto
Sketch Palácio do Planalto

O tour começa do lado de fora do edifício, onde nos mostram um vídeo sobre as notícias mais recentes envolvendo o presidente em exercício e sobre o Brasil no mundo. Quando este vídeo acaba, entramos no Salão Térreo onde está a Galeria dos Presidentes da República, com as fotos de todos os que já foram presidentes do Brasil.

Depois pegamos o elevador até o segundo pavimento. Conhecemos o Salão Oeste, local onde são feitas as transmissões que vemos na TV. O painel neste salão foi feito por Burle Marx.

Salão Oeste.JPG
Salão Oeste

Ao lado do Salão Oeste fica o Salão Nobre ou Salão dos Espelhos, o maior do Palácio onde são realizados eventos de grande porte. Dele temos uma vista bem bacana da Praça dos Três Poderes e podemos ver os Dragões da Independência, que integram a guarda presidencial. É ali também que está a rampa que dá acesso ao 3º Pavimento, uma rampa que todos os estudantes e arquitetos pensam: “Cadê os 6,33% de inclinação?” haha.

Vista Praça dos tres poderes.JPG
Vista da Praça dos Três Poderes e Dragões da Independência

Ainda neste andar estão o Salão Leste (não entramos), a Sala de Reuniões Suprema, utilizada para reuniões ministeriais, governamentais e presidenciais e a Secretaria  de Imprensa e Divulgação.

Geralmente
Sala de Reuniões.JPG
Sala de Reuniões

Depois de conhecer a Sala de Reuniões subimos a rampa e chegamos ao 3º Pavimento, onde está a Sala de Audiência, usada para encontros formais da presidente com chefes de Estado e de Governo, além do Gabinete Presidencial, com uma vista oposta à Praça dos Três Poderes, de onde pode-se ver o Lago Paranoá.

Sala de Audiência - Gabinete Presidencial.JPG
Sala de Audiência do Gabinete Presidencial
Gabinete Presidencial.JPG
Gabinete Presidencial

É no Gabinete que termina o tour. Voltamos ao térreo, onde pudemos ver o Rolls Royce Presidencial, presente da rainha Elisabeth em 1952.

Rolls Royce Presidencial.JPG
Rolls Royce Presidencial

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas sobre a visita guiada. E você já conheceu o Palácio do Planalto ? Curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco.

Até mais,

Diego Arena

12 comentários em “Palácio do Planalto, Brasília – Visita ao Gabinete Presidencial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.