Um dia nas ruínas de Pompéia

Pompéia, a cidade que em 79d.C. foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, que a muito estava adormecido.

Visitar esta cidade é como andar por um lugar onde o relógio está parado, mas que te fascina a cada segundo, onde ao caminhar pelas ruínas você fica imaginando como seria a cidade e como era a vida ali.

Como chegar em Pompéia

Estava em Roma e resolvi fazer um bate e volta até as ruínas de Pompei.  Peguei um trem de alta velocidade da FrecciaRossa, na estação Roma-Termini com destino a Napoli-Centrale, uma viagem de aproximadamente 1h30min.

Em Napoli peguei outro trem, o EAU (Antiga Circumversiana), num estilo bem mais ”povão”, na estação Napoli- Garibaldi, onde segui até a estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri (Vila dos mistério), onde fica a entrada principal para as ruínas. Como é uma linha local você consegue comprar o bilhete na hora e este trecho dura entre 30 à 40 min (mas fique atento, há 4 estações com nome Pompei).

Logo ao sair da estação me deparei com diversas pessoas vendendo ingressos para entrar na área arqueológica, mas comprei na bilheteria do local mesmo, para aproveitar e pegar um livrinho com a história da região e um mapa (não deixe de pegar! O local é enorme).

Pompeii
Pompei Scavi

As Ruínas

Pompéia era uma cidade murada e logo após passar pela catraca na entrada do parque arqueológico e começar o tour você passa pela Porta Marina, um dos diversos portais que levavam as pessoas para dentro desta cidade, e seguindo em frente chegará no que era a principal praça da cidade, onde ficava o Foro (Fórum) e a Basílica.

Pompeii Scavi
Foro – Pompei Scavi
Basílica de Pompéia.JPG
Basílica de Pompéia

E é nesta praça que hoje estão expostos diversos utensílios (como jarras, vasos, ânforas, baus entre outros) e também alguns corpos que foram achados durante as escavações e estudos na área, totalmente intocáveis. Dá par ver que a erupção foi repentina e muitos não tiveram tempo para correr e se proteger.

Outro ponto que era bastante importante na cidade é o Anfiteatro de Pompei, local onde aconteciam lutas entre gladiadores e combates com animais ferozes. O Anfiteatro é um dos pontos mais afastados nas ruínas. O mais interessante é que, ao contrário do Coliseu de Roma, onde você entra pelas arquibancadas e tem a visão da arena, aqui você tem a visão oposta imaginando a pressão que os gladiadores sofriam do público.

Outro ponto que achei bastante interessante é a Casa del Fauno (Casa do Fauno), que era a maior casa privada da cidade de Pompéia, com este nome graças a uma pequena escultura em sua praça central. Ali ainda tem um jardim, com árvores floridas, o que dá um ar de vida após a catástrofe que foi a erupção.

Geralmente

Havia diversas termas na cidade com salas de banhos frios, mornos e quentes além de prostíbulos, como o da imagem abaixo, local que estava em restauro para recuperar as pinturas nas paredes.

O que mais gostei de fazer foi andar pelas suas pequenas ruas e me perder. Descobrindo e imaginando como era a vida nesta cidade.

P1030097
Onde a natureza começa a ter vida novamente
P1030057
Uma rua qualquer – ruínas de Pompéia

Fiquei aproximadamente quatro horas andando pelas ruínas. Havia sempre algo novo e interessante para se ver. Estava muitoooo calor. A dica é levar água e comida, pois só há locais vendendo algo na área externa do parque arqueológico. O que pode ser bem longe dependendo de onde você estiver.

P1030093
Área fechada para restauro

Há outros passeios possíveis na região, como visitar a cratera do Vesúvio (por falar nele, de vários pontos da área arqueológica de Pompéia você consegue avistá-lo) e a cidade de Herculano. Não fui em nenhum dos dois. Quem sabe na próxima vez né?! haha

Vista do Vesuvio.JPG
Vista do Vesúvio

Napoli

Para voltar fiz o mesmo trajeto, sentido Napoli. Como já havia comprado a passagem de trem Napoli – Roma Termini, voltei um pouco antes do horário de partida do trem para aproveitar e conhecer o centro de Napoli. Confesso que não gostei muito, embora esta cidade tenha seu charme e onde aproveitei para comer a verdadeira pizza napolitana. Uma delicia.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Pompéia. Vai para a Itália e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Roma, Milão, Veneza. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Quer mais dicas? Não deixe de conferir:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

40 comentários em “Um dia nas ruínas de Pompéia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.